13 MAR 2015
Turiúba consegue certificação no Programa Município Verde Azul
Turiúba foi certificada, pela primeira vez, no Prêmio Município Verde-Azul, iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que busca estimular e valorizar a gestão e ações estratégicas das 645 cidades paulistas na área ambiental.

A certificação veio após o município solicitar, por meio de recurso, a correção da nota que já havia sido anunciada em 11 de dezembro de 2014 quando então o município tinha obtido a nota de 80,54 pontos dos possíveis 100 pontos, alcançando assim a pré certificação e a colocação de 127º no Estado.

Após análise do recurso e o município ter providenciado as adequações necessárias no Aterro Sanitário Municipal a cidade alcançou a 89ª colocação e 84,44 pontos; isso após entregar ao Governo do Estado um relatório completo, no qual foram avaliadas dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduo Sólido, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

A Gestora Ambiental, Professora Larissa Bonfim, aproveitou a ocasião para salientar que essa conquista se fez por meio de parcerias com todos os órgãos e departamentos da Prefeitura Municipal de Turiúba, que este prêmio é da população turiubense, e reforçou que “uma andorinha só não faz verão”.

O município agora está no aguardo do agendamento da data para fazer a retirada do troféu e do certificado. Nas imagens que seguem é possível visualizar atividades que colaboraram para a certificação do município.