10 OUT 2014
Gestão Ambiental de Turiúba trabalha com agenda de atividades no mês de setembro
A Agenda Municipal de Meio Ambiente de Turiúba tem pautado ações com enfoque de capacitação e priorização de atividades voltadas a educação ambiental, além do trabalho de conscientização de práticas ambientais sustentáveis. Neste sentido o mês de setembro foi marcado pela realização de diversas atividades ambientais.

No dia 08, as professoras da rede municipal de ensino participaram junto com profissionais de outras cidades da região da Palestra de Educação Ambiental “O Meio Ambiente? E o mundo?” sob responsabilidade do Professor Ms. Paulo Cecílio, da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, realizada na Câmara Municipal de Magda. Essa atividade teve caráter intermunicipal, pois além das representantes do município de Turiúba, também participaram representantes dos municípios de Gastão Vidigal, Magda, Nova Luzitânia e Floreal.

Em comemoração ao Dia da Árvore os alunos da Pré-Escola CMEI “Comecinho de Vida Benevenuta Gonçalves dos Santos” acompanhados da Professora Dinameres e da Coordenadora Professora Sebastiana realizaram o plantio de 06 árvores na calçada do Centro Cultural, atividade esta realizada em parceria com a Encarregada Municipal de Cultura Andreza Cristina Doimo Tonches, os alunos do 1º ano da EMEF “Professora Sebastiana Álvares Correia”, ao lado das Professoras Cássia Renata e Maria Izabel, e a Secretaria Municipal de Educação Professora Renata estiverem nas dependências da SABESP onde aconteceu o plantio de duas mudas de árvores, nessa ocasião o Gerente do Posto de Operação Flavio Garcia Vitorino aproveitou a ocasião e agradeceu a parceria que sempre ocorre entre a SABESP e a Prefeitura. As mudas plantadas foram doadas pela Organização de Proteção Ambiental Amigos do Ribeirão. A Gestora do Meio Ambiente, Professora Larissa Bonfim, aproveitou a ocasião para agradecer pela doação realizada e pela participação dos membros da Organização, Wilson e Romilda, na realização desta atividade.

No domingo dia 28 de setembro, junto com o Programa Escola da Família de Turiúba, aconteceu a 1ª Troca de Conhecimentos, que tinha como objetivo que as pessoas realizassem trocas de caráter sustentável de livros, CDs, DVDs, que já utilizaram por outros que ainda desejavam obter.

Para encerrar as atividades do mês, na segunda-feira, dia 29, foram distribuídas em torno de 80 sacolas de TNT aos beneficiados do Programa Viva Leite, sacolas essas confeccionadas no Fundo Social de Solidariedade sob a responsabilidade da 1ª Dama Municipal, Delca Cunha. Com essa distribuição espera-se que os beneficiados com estas deixem de utilizar as sacolas plásticas que demoram para se decompor o que agrava o meio ambiente e utilizem as sacolas de TNT.

A Gestora Ambiental aproveitou para agradecer a todos os parceiros envolvidos de maneira geral: a SABESP na pessoa do Gerente em Turiúba Flávio, a 1ª Dama Municipal Delca Cunha e toda equipe do Fundo Social de Solidariedade pela confecção das sacolas de TNT, a responsável do Programa Escola da Família em Turiúba Professora Lucilene e todos os seus universitários, a Organização Amigos do Ribeirão na pessoa do Presidente Wilson, a Secretaria Municipal de Educação Professora Renata e assim todo o corpo docente da Rede Municipal de Ensino e a Encarregada Municipal de Cultura Andreza Tonchis.
10/10/2014